07 passos simples para evitar reclamações trabalhistas
Todas as empresas sabem que receber reclamação trabalhista é uma chateação! São pedidos absurdos, quase uma ofensa, muita mentira, a Justiça Trabalhista nem sempre aplica a lei como deveria, muitos juízes trabalhistas querem privilegiar os funcionários com o dinheiro da empresa.
Sempre custa mais do que deveria e a empresa nem sempre está preparada para esse custo intragável e indesejado, mas existem práticas simples que se seguidas à risca podem evitar reclamações trabalhistas contra sua empresa.
Passo 1. Comece na contratação, escolha pessoas tranquilas que tenham bom nível de compreensão, que tenham paciência para conversar e entender, pois sempre surgem novidades.
Passo 2. Todos os pagamentos feitos devem ter comprovantes e recibos bem redigidos, de fácil compreensão explicando tudo que está pagando.
Passo 3. Guarde tudo que pagou de forma organizada por pelo menos 05 anos, pois você pode precisar destes documentos para não ser obrigado a pagar tudo outra vez.
Passo 4. Essa regrinha é óbvia, mas é sempre bom lembrar, registre o funcionário e pague todos os direitos trabalhistas.
Passo 5. Não abra exceções, sempre que fazemos algo fora da regra abrimos espaço para hábitos equivocados e sempre é a empresa que paga por isso.
Passo 6. Não faça acordos ilegais, alguns funcionários pedem para ser mandados embora, para receber seguro desemprego e multa de FGTS, isso é crime e te deixa exposto à reclamações trabalhistas.
Passo 7. Explique os cálculos de rescisão com paciência e sempre que seu funcionário ou ex funcionário pedir, isso evita mágoas e tira a impressão de que ele está sendo lesado, pois muitos não entendem as contas de rescisão do contrato de trabalho.
Se você for disciplinado e seguir esses 7 passos você terá muito menos problemas com reclamações trabalhistas.
Por Gilberto de Jesus da Rocha Bento Junior, advogado e contabilista expert em advocacia empresarial, pós-graduado em direito empresarial, direito processual, direito tributário, empreendedorismo e tribunal do júri, cursou doutorado em direito constitucional. Acredita que para obter sucesso o conhecimento e cultura são fundamentais, por isso, fez mais de 300 cursos livres de assuntos diversos como marketing, negociação, matemática financeira, gestão ambiental, tributos diretos e indiretos, substituição tributária, departamento pessoal, gestão de pessoas e continua agregando conhecimento sobre a natureza humana, experiência internacional com estudos em Londres, Buenos Aires e Cape Town, e vivencias em todos os continentes.
Outro Conselho que eu deixaria é que por mais que você esteja insatisfeito com seus funcionários, nunca envie e-mails corporativos contendo palavras ou comentários como …..” precisamos diminuir nossas cagadas, nossos erros ….” .
Isto me gerou um processo de assédio moral de uma funcionária que saiu apos trabalhar 7 anos e que guardou cópia deste e-mail por 2 anos antes de se desligar da empresa.
Nunca esqueço de uma maxima que ouvi más as vezes esqueço de por em pratica : ” O FUNCIONÁRIO É O SEU MAIOR INIMIGO BEM PAGO ! ” . Pense Nisto !