5 problemas gerados pela perda de caixa
A empresa precisa ter caixa, caixa é o termo utilizado para o dinheiro necessário para os pagamentos e despesas que a empresa tem até conseguir receber os novos faturamentos.
Por exemplo se a empresa recebe todo mês por serviços prestados, ela precisa ter caixa para pagar salários, aluguel, comprar insumos, pagar impostos, equipamentos e muitas outras necessidades do cotidiano.
Mas com tempos difíceis e gestão mais amigável do que experiente alguns clientes começam a atrasar pagamentos, e aos poucos esses pequenos atrasos inviabilizam o fluxo de caixa financeiro e a empresa começa a ter problemas, vamos comentar os principais:
Quando a empresa perde caixa e fica com menos dinheiro para pagar suas contas, achando que a situação é passageira, o empresário vai ao banco e pede um empréstimo, é preciso tomar cuidado por que as dívidas bancárias vão acumulando e ficando muito altas, inviabilizando a capacidade de pagamento da empresa.
Após ir ao banco, notando que os empréstimos não vão resolver a vida da empresa, que está perdendo caixa por inadimplência, a empresa deixar de pagar impostos, ainda achando que logo isso se resolve.
Mas o tempo vai passando e se você não cobrar os devedores é sua empresa que irá ficar devendo, mas tem que tomar cuidado para não cometer sonegação fiscal e pior ainda mais a situação com um processo criminal federal.
A empresa precisa renovar seu rol de clientes lutando para manter aqueles que pagam, pois se não pagam não são clientes, são aproveitadores que consomem seu esforço de maneira egoísta e inconsequente.
O caminho da perda de fluxo de caixa levará sua empresa a ter dificuldades de pagamento, e logo em seguida estará vulnerável à reclamações trabalhistas, pois seus funcionários precisam receber.
Então os 5 problemas da perda de caixa são, dívidas bancárias, dívidas fiscais, problemas criminais, administrativos e trabalhistas.
A solução é simples mas não é fácil, cobre logo quem te deve nem que seja judicialmente, não permita que as dívidas cresçam e pensem sempre em ter novos clientes, que pagam.
Por Gilberto de Jesus da Rocha Bento Júnior, advogado e contabilista expert em advocacia empresarial, pós-graduado em direito empresarial, direito processual, direito tributário, empreendedorismo e tribunal do júri, cursou doutorado em direito constitucional. Acredita que para obter sucesso o conhecimento e cultura são fundamentais, por isso, fez mais de 300 cursos livres de assuntos diversos como marketing, negociação, matemática financeira, gestão ambiental, tributos diretos e indiretos, substituição tributária, departamento pessoal, gestão de pessoas e continua agregando conhecimento sobre a natureza humana, experiência internacional com estudos em Londres, Buenos Aires e Cape Town, e vivencias em todos os continentes.