As melhores dicas para reduzir os custos da reclamação trabalhista
Os empresários têm a impressão que a Justiça Trabalhista sempre está a favor dos empregados, realmente nossa experiência não pode atestar julgamentos que sigam as leis atuais, por isso receber uma reclamação trabalhista é muito mais que atender obrigações legais, é combater um ex empregado mal-intencionado, é lidar com funcionários públicos que não entendem nem valorizam as empresas brasileiras.
E muitas vezes lidamos com realidades totalmente desonestas, tem aquele empregado que nunca trabalhou direito e inventa horas extras, traz testemunhas para mentir, contratam advogados que mal escrevem direito o nosso idioma, mas todos eles têm grande voracidade para “morder” o dinheiro da empresa.
A vida nos traz surpresas de todos os tipos, e as reclamações trabalhistas são surpresas desagradáveis e muito caras, por isso é tão importante reduzir os custos que a empresa pode ter com esse tipo de imprevisto.
Dica 1. Mantenha os documentos trabalhistas e comprovantes de todos os pagamentos organizados por funcionário, em ordem cronológica para evitar pagar outra vez o mesmo direito.
Dica 2. Seja disciplinado em relação ao controle de horário, quando precisar de trabalho adicional estabeleça um banco de horas para não ter que pagar horas extras.
Dica 3. Registre todos os funcionários e pague em dia seus direitos trabalhistas, é melhor pagar aos poucos do que deixar acumular.
Dica 4. Tenha um bom contador para fazer o serviço de departamento pessoal, porque se não prestar as declarações corretas ao INSS e Ministério do Trabalho o funcionário terá dificuldades para se aposentar e conseguir o seguro desemprego e a empresa deverá pagar uma grande indenização.
Dica 5. Considere um acordo, mesmo que você esteja certo, pense que é uma questão financeira e perder dias em audiências consome tempo e concentração que custam muito mais caro para a empresa do que lutar para estar certa.
Dica 6. Advogado trabalhista experiente tem que saber fazer cálculos e conhecer os documentos das relações trabalhistas para poder identificar o que está certo e poder fazer boa defesa e contestação trabalhista.
Dica 7. Tenha em sua empresa um responsável (só um, os outros têm que fazer a empresa render) para recolher documentos e informações para transmitir ao advogado que fará a defesa.
Dica 8. Antes de fazer algum acordo, pense no contexto da sua empresa, em seus outros funcionários e o clima de trabalho, não permita que um acordo mais generoso inicie uma grande quantidade de novas reclamações trabalhistas.
Essas dicas são conclusões de nosso setor trabalhista que defendeu milhares de reclamações trabalhistas das mais variadas situações desde 1998. Esperamos que as siga e tenha melhores resultados ao defender suas reclamações trabalhistas.
Por Gilberto de Jesus da Rocha Bento Júnior, advogado e contabilista expert em advocacia empresarial, pós-graduado em direito empresarial, direito processual, direito tributário, empreendedorismo e tribunal do júri, cursou doutorado em direito constitucional. Acredita que para obter sucesso o conhecimento e cultura são fundamentais, por isso, fez mais de 300 cursos livres de assuntos diversos como marketing, negociação, matemática financeira, gestão ambiental, tributos diretos e indiretos, substituição tributária, departamento pessoal, gestão de pessoas e continua agregando conhecimento sobre a natureza humana, experiência internacional com estudos em Londres, Buenos Aires e Cape Town, e vivencias em todos os continentes.