O que representa o IOF sobre empréstimos?
O IOF, imposto sobre operações de crédito, câmbio e seguro, ou relativas a títulos os valores mobiliários, em resumo, operações financeiras, e tem incidência direta sobre empréstimos.
Para cada tipo de operação têm um valor percentual de IOF, e é um imposto que sempre tem alterações.
O IOF sobre empréstimos e financiamentos têm um dos maiores custos, que o empresário deve ser informado, pois sempre que pede dinheiro ao banco, paga também o IOF, que é de 0,38% do total da operação, mas taxa diária de 0,0082% ao dia sobre o saldo a pagar.
É obrigação do banco apontar o valor do IOF nos contratos de financiamento.
O IOF sobre empréstimos e financiamentos têm um custo maior em função do valor e do tempo, já que tem cobrança de percentual por dia de duração da operação financeira.
Por Gilberto de Jesus da Rocha Bento Júnior é advogado e contabilista expert em advocacia empresarial, pós graduado em direito tributário, direito empresarial, direito processual, empreendedorismo e tribunal do júri, cursou doutorado em direito constitucional. Empático e experiente, acredita que para obter sucesso o conhecimento e cultura são fundamentais, por isso, fez mais de 300 cursos livres de assuntos diversos como marketing, departamento pessoal, negociação, matemática financeira, tributos diretos, tributos indiretos, substituição tributária, gestão de pessoas e muitos outros para conhecer pessoas diferentes e compreender a realidade das empresas, também, vivenciou experiências de aprendizados em vários países como Inglaterra, África do Sul, Espanha, Argentina, Tailândia.