Como cobrar um cliente
Cobrar clientes é sempre delicado, afinal cada pessoa reage de forma diferente, é um momento tenso, mas nossa empresa precisa receber o que eles devem, então precisamos definir uma técnica eficiente e alguns fases que devem ser aprovados pelos gerentes ou diretores da nossa empresa, vamos explicar:
Iniciamos com o seguinte conceito, cliente que não paga, não cliente! Para ser cliente tem que pagar por nossos produtos ou serviços.
Então a primeira reflexão é na rentabilidade que este cliente já trouxe para sua empresa em confronto com o prejuízo ou desgaste que ele está trazendo ou pode causar.
Após saber se vamos lidar com o cliente ou só com um devedor devemos seguir o seguinte cronograma que deve ser ajustado de acordo com a cultura de sua empresa e ser praticado pela pessoa responsável pelas contas a receber em sua empresa.
Emitiu o boleto e ele não foi pago, no dia seguinte enviar e-mail e em seguida ligar fazendo com a seguinte frase:
Prezado senhor ou senhora, sobre o boleto bancário que venceu ontem, referente à nota fiscal xxx, não está sendo identificado, pode por favor me ajudar enviando o comprovante. Muito obrigado.
Após essa iniciativa alguns irão pagar, outros pedirão para prorrogar e alguns vão ignorar.
Aguarde mais dois dias, envie e-mail e e seguida ligue com uma nova frase:
Prezado cliente, o boleto o boleto bancário que venceu ontem, referente à nota fiscal xxx, não foi pago, o valor atual com multa pelo atraso é de xxx, por favor nossa empresa precisa receber o valor com urgência, pode por favor nos fazer o pagamento hoje.
Após essa cobrança mais objetiva de novo alguns irão pagar, outros pedirão para prorrogar e alguns vão ignorar.
Você deve aprovar com o gestor um tempo limite para cobrar o cliente ou devedor, por que em geral aqueles que não pagam ou se comprometem por escrito em pagar após o primeiro mês têm grande chance de não pagar mais sua empresa por meios administrativos.
É um hábito comum o devedor ir conversando para alongar a dívida até que a empresa perca o direito de cobrar, por esse motivo recomendamos que a empresa e seus gestores definam por quanto tempo irão cobrar amigavelmente, em geral 1 mês é apropriado, mas alguns setores aguardam até 3 meses, ou o valor da dívida ser relevante.
Nos tempos de hoje fazer protesto ou negativar nomes não asseguram a devolução do dinheiro à empresa, então o caminho seguro é a cobrança judicial, de preferência feita por profissional especializado.
Ao optar pela cobrança judicial, com um advogado experiente a empresa terá enormes chances de recuperar seu dinheiro a um custo bem coerente, lembramos que a maioria dos empresários deve considerar nessa conta, o tempo e o custo do seu funcionário administrativo, o desgaste que ele mesmo tem sabendo que precisa de dinheiro e vê aquelas vendas não pagas, e o foco no seu próprio negócio.
Os índices de recuperação de créditos financeiros são maiores quando você inicia logo a cobrança judicial e seu cliente não tem tantos problemas financeiros, então sempre recomendamos que não deixe a dívida crescer para cobrar, nem deixe passar muito tempo, é bem decepcionante quando percebemos que passamos meses e até anos escutando promessas de pagamento que nunca serão cumpridas.
Por Gilberto de Jesus da Rocha Bento Junior. Advogado e contador, titular do Bento Jr. Advocacia (www.bentojradvocacia.com.br).