Como escolher a melhor estratégia de cobrança para sua empresa?
Cobrar inadimplentes é essencial para as empresas, tempos difíceis fazem nascer problemas que precisam de soluções, e, avaliar como e quando cobrar é uma solução da gestão financeira da empresa.
Percebam, é um assunto meramente financeiro, são números, razão, as soluções tem que ser coerentes, dependem de analise e de raciocínio.
A empresa tem que classificar os devedores por tempo de dívida, valor da dívida e capacidade de pagamento, pois dívidas têm tempo certo para ser cobradas, valores muito baixos não justificam os custos de uma cobrança administrativa ou cobrança judicial, por menor que sejam os valores (cobrar judicialmente varia entre 3% e 5% do valor da dívida, se analisar é o dinheiro mais barato que a empresa pode ter, pois empréstimos bancários custam mais de 4,5% ao mês, e para cobrar você gasta só uma vez), e não adianta cobrar devedores que já estão falidos.
Mas atenção, se passar por falido atualmente é uma estratégia muito utilizada pelos devedores contemporâneos, é preciso uma visão profissional para saber se está mesmo falido ou está se fazendo de coitado, reclamando que não tem dinheiro. Normalmente carros caros e férias em lugares legais são indícios que o devedor não está realmente falido.
Atribuir a uma assistente financeira a responsabilidade de cobrar devedores sem ter um plano de trabalho e um cronograma de cobrança com datas e metas é com certeza um desperdício de dinheiro.
Concentre seu pessoal em ganhar dinheiro para sua empresa, utilizar especialistas para missões específicas é sempre mais barato quando consideramos quanto tempo e energia nossa são desperdiçados nessa tarefa que não é o objetivo da sua empresa.
Devemos implantar métodos de análise de crédito e estratégias para vender ou prestar serviços se expor a empresa a riscos de inadimplência, como por exemplo receber primeiro e entregar depois, ou negociar valores adiantados para não financiar o risco alheio.
Dívidas podem ser cobradas administrativamente, mas só tem resultado positivo no primeiro mês, em geral no máximo no segundo mês, a partir daí, negocie uma confissão de dívida com formas especiais de pagamento para recuperar o que for possível.
A partir dessa fase a cobrança judicial é a solução mais coerente para tratar com devedores, pois não consomem o tempo de seus colaboradores, um advogado focado irá trazer ótimos resultados avançando sobre os bens dos devedores.
Por Gilberto de Jesus da Rocha Bento Júnior, advogado e contabilista expert em advocacia empresarial, pós-graduado em direito empresarial, direito processual, direito tributário, empreendedorismo e tribunal do júri, cursou doutorado em direito constitucional. Acredita que para obter sucesso o conhecimento e cultura são fundamentais, por isso, fez mais de 300 cursos livres de assuntos diversos como marketing, negociação, matemática financeira, gestão ambiental, tributos diretos e indiretos, substituição tributária, departamento pessoal, gestão de pessoas e continua agregando conhecimento sobre a natureza humana, experiência internacional com estudos em Londres, Buenos Aires e Cape Town, e vivencias em todos os continentes.