Cuidados que sua empresa deve ter ao escolher um advogado trabalhista
Uma reclamação trabalhista, ou muitas reclamações trabalhistas, é o advogado trabalhista que irá defender sua empresa, evitar abusos, condenações judiciais trabalhistas, cobranças exageradas, vai orientar sua empresa como se portar em audiência, extrair informações de testemunhas.
Esse texto irá te dar sugestões para contratar um bom advogado trabalhista para atender as necessidades de sua empresa, por isso o profissional deve ser amigável, parceiro e estar alinhado com os interesses da empresa.
Pode ser que você já tenha um advogado trabalhista defendendo as reclamações trabalhistas propostas contra sua empresa, mas vale a pena ler esse artigo para pedir ajustes ao seu atual advogado, ou quem sabe, tentar outro profissional.
Recomendação inicial. O advogado trabalhista não pode estar só, sua empresa precisa de segurança, e pessoas tem imprevistos, problemas, doenças, por esse motivo deve ser um escritório com boa estrutura, alguém que conte com profissionais para suprir eventualidades.
O advogado trabalhista deve saber se comunicar com a empresa para solicitar documentos, colher informações e trabalhar e conjunto com quem for designado.
O advogado trabalhista precisa compreender as acusações feitas na reclamação trabalhista e estudar as leis para elaborar a defesa, portanto, precisa conhecer a CLT convenção das leis trabalhistas e a Convenção Coletiva da Categoria dos Trabalhadores, pois só serão validas acusações feitas com base na lei e que não tenham prova de que foram atendidas.
O advogado trabalhista deve conhecer os documentos de departamento pessoa, saber o que é um TRCT, uma folha de pagamento, identificar comprovantes de pagamentos de direitos, tributos e demais obrigações, fica difícil alegar prova de defesa se você não sabe reconhecer.
O advogado trabalhista precisa ter a coerência de orientar a empresa para melhores resultados, avaliando riscos e informando para a empresa as consequências, deixando que ela decida que estratégia melhor lhe atenda.
O advogado trabalhista precisa entender muito bem cálculos trabalhistas para poder argumentar com o juiz trabalhista e eventualmente negociar acordos.
E por fim o advogado trabalhista tem que ser experiente o bastante para olhar o contexto geral e pensar em estratégias de defesa com resultados positivos para a empresa.
Por Gilberto de Jesus da Rocha Bento Júnior, advogado e contabilista expert em advocacia empresarial, pós-graduado em direito empresarial, direito processual, direito tributário, empreendedorismo e tribunal do júri, cursou doutorado em direito constitucional. Acredita que para obter sucesso o conhecimento e cultura são fundamentais, por isso, fez mais de 300 cursos livres de assuntos diversos como marketing, negociação, matemática financeira, gestão ambiental, tributos diretos e indiretos, substituição tributária, departamento pessoal, gestão de pessoas e continua agregando conhecimento sobre a natureza humana, experiência internacional com estudos em Londres, Buenos Aires e Cape Town, e vivencias em todos os continentes.