Porque utilizar precatórios para o seu planejamento tributário é uma boa estratégia?
Precatórios são uma opção interessante para seu planejamento tributário, é uma estratégia inteligente que pode economizar uma grande quantidade de dinheiro para sua empresa.
Existem dois motivos principais e complementares para utilizar precatórios em sua empresa, a grande economia nos custos tributários e a satisfação de devolver ao Governo a própria dívida.
Se nós devemos somos taxados de inadimplentes, não sai CND (certidão de negativa de débitos) não podemos vender ou prestar serviços para nenhum ente público, mas se o Governo deve nada acontece, onde está a justiça? Porque o que vale para um não vale para outro.
E quando optamos por algum planejamento tributário alguns até nos desestimulam, é uma vergonha, treinam os agentes públicos para menosprezar nossos direitos, então usar precatórios é mais que economizar, é ter direitos, é ter cidadania.
Mas passada a indignação com esse sistema tributário desigual, temos que comentar as grandes vantagens de utilizar precatórios em nosso planejamento tributário, que na prática representa uma economia média de 40% no custo dos tributos. Então a cada 100 mil reais que gastaríamos com tributos todo mês, podemos economizar 40 mil reais por mês, o que equivale a uma economia anual de 480 mil reais e uma economia projetada de 2 milhões e 400 mil reais em cinco anos, certamente é um valor a considerar.
O precatório é uma estratégia muito sólida e segura, contando com base legal da constituição federal, em seu artigo quinto, do artigo 170 do CTN e artigo 368 do CC.
Você terá a certeza de propriedade garantida pela segurança de uma escritura pública e a garantia judicial em relação à origem do crédito do precatório e seu valor.
Lembre que essa economia virá justamente para você enfrentar a burocracia da utilização de precatório, que deve ser controlada com todo rigor, efetuando os lançamentos fiscais e contábeis incluindo também como ativo no balanço da empresa e sua parte patrimonial.
Por Gilberto de Jesus da Rocha Bento Junior, advogado e contabilista expert em advocacia empresarial, pós-graduado em direito empresarial, direito processual, direito tributário, empreendedorismo e tribunal do júri, cursou doutorado em direito constitucional. Acredita que para obter sucesso o conhecimento e cultura são fundamentais, por isso, fez mais de 300 cursos livres de assuntos diversos como marketing, negociação, matemática financeira, gestão ambiental, tributos diretos e indiretos, substituição tributária, departamento pessoal, gestão de pessoas e continua agregando conhecimento sobre a natureza humana, experiência internacional com estudos em Londres, Buenos Aires e Cape Town, e vivencias em todos os continentes.